De acordo com os últimos dados oficiais disponíveis no Instagram, a rede social tem oitocentos milhões de usuários ativos mensais. Você não pode alcançar todos e todos que você segmenta não o seguirão. Quanto mais cedo um usuário aceitar e entender essa realidade, melhor será possível planejar sua abordagem. Haverá dias em que você terá vários novos seguidores e poderá haver semanas em que os seguintes permanecerão estagnados. Independentemente do impacto imediato, você deve permanecer e continuar revisando sua estratégia de divulgação. A maneira como você se envolve com seus seguidores e o tipo de presença que você tem no site determinará quantos seguidores você pode adquirir para o seu perfil do Instagram em 2018.

 

ESPECIFICIDADE É A CHAVE

Como um usuário do Instagram que deseja ter seguidores maiores, você deve ter um público-alvo em mente. Você precisa usar o site adequadamente e postar conteúdos que irão impressionar esse público-alvo. Vamos usar um exemplo clássico de democratas versus republicanos. Tanto os democratas quanto os republicanos querem se envolver com os democratas e republicanos registrados, respectivamente. Além disso, eles desejam se envolver com sitters de vedação ou com os eleitores não registrados que podem passar de um extremo a outro, dados os motivos certos relevantes para eles. Assim, um democrata publicará conteúdos que atendam às crenças, princípios e preferências dos democratas e, da mesma forma, um republicano atenderá aos republicanos. Um republicano não vai pensar sobre o tipo de conteúdo que um democrata quer ver e se abstém de postar qualquer coisa que favoreça sua competição.

 

Este exemplo pode ser usado para todos os nichos. Não importa qual produto ou serviço você esteja oferecendo e qual é sua especialização, você estará direcionando um público específico. Pode ser pessoas de certa idade, com um certo estilo de vida, vivendo em um estado, município, cidade ou vila em particular, compartilhando sua paixão ou qualquer coisa que as separe do resto das pessoas usando o Instagram. Você precisará entender o que essas pessoas gostariam de ver e, consequentemente, você deve postar imagens, vídeos e histórias para interagir com eles.

 

USE AS ÚLTIMAS FERRAMENTAS

A mídia social é fluida e transitória. Nada parece ser eterno. Preferências de pessoas mudam, como as pessoas se envolvem umas com as outras mudam com o tempo e o mesmo acontece com tudo o que influencia a experiência do usuário em sites como o Instagram. Você faria bem se seguisse as tendências, usasse as ferramentas mais recentes e continuasse relevante para seus usuários. Por exemplo, você deve usar uma hashtag, de preferência mais de um com cada post. Usar hashtags não apenas ajudará você a transmitir uma certa emoção ou a desencadear uma reação, mas também permitirá que você mantenha uma guia em suas postagens com a ajuda de marcação.

 

As hashtags eram inicialmente legais e quase experimentais na forma como eram introduzidas ou usadas pelas pessoas. Com o tempo, tornou-se institucionalizado. Hoje existem campanhas de hashtag. As pessoas usam hashtags para encontrar posts relevantes. As tags são usadas para iniciar conversas, para fazer com que os tópicos se tornem virais e há resultados espetaculares imprevisíveis se você estiver interessado. Pesquise o tipo de hashtags que seus concorrentes estão usando, veja o que os usuários são naturalmente atraídos e, em seguida, invente suas próprias palavras ou use frases óbvias, considerando o propósito da mensagem que você tem que compartilhar.

FOTOS E VÍDEOS SÃO AS ARMAS PRINCIPAIS

Você pode usar as ferramentas mais recentes e estratégias flexíveis, se destacar em inovação e se dedicar à plataforma. No entanto, você não obterá mais seguidores se a sua arma principal falhar ou se for um fracasso. As fotos ainda são o meio mais eficaz de envolvimento, seguido por vídeos. Crie fotos que impressionam, transmitem mensagens que envolvem, provocam reações e iniciam uma conversa. Se você conseguir fazer isso, todos os outros aspectos da sua estratégia do Instagram se tornarão secundários. Há usuários no site que usaram apenas fotos incríveis para criar milhões de seguidores.

 

Nos primeiros dias do Instagram, compartilhar uma foto de alta qualidade com uma descrição adequada era considerado suficiente. Não será mais suficiente. Você precisa de imagens que ofereçam uma perspectiva diferente, fotos que surpreendam e eduquem, mensagens que alguém já tenha ouvido antes, mas que ainda não tenha pensado, e imagens que desencadeiam um engajamento contínuo em vez de um beco sem saída ou a última palavra. Como você vem com essas fotos será totalmente sua chamada. Ele será influenciado pelo nicho em que você está, pelo tipo de público-alvo que você deseja atingir e pelo que você pessoalmente se especializou. Nem todo mundo é um fotógrafo treinado e não é fácil editar magistralmente fotos mundanas. Não há receita infalível para o sucesso aqui. O público mais jovem tornou-se avesso a imagens pesadamente editadas e procura autenticidade, originalidade e certo grau de autoridade em determinado nicho.

 

FAÇA O ENGAJAMENTO DO USUÁRIO QUANDO FORA

Há muitas pessoas no Instagram que estão online e ativas por causa disso. Existem milhões de pessoas que continuam gostando, postando e republicando, comentando e às vezes reclamando. Como alguém com um objetivo predeterminado de ganhar mais seguidores, você não deve estar online o tempo todo. Você não deve ser hiperativo. Você precisa postar de vez em quando, mas não precisa postar algo novo a cada minuto ou até mesmo a cada hora. Um punhado de posts e repostagens escassas vai fazer. O restante do tempo gasto no aplicativo ou site pode ser usado para engajar seus seguidores. Seus seguidores existentes são tão importantes quanto os novos seguidores que você espera. Muitas pessoas esquecem seus seguidores atuais e, no processo, tornam-se irrelevantes. Garanta que seus seguidores atuais tenham um compromisso válido e você terá novos seguidores. Converse com seus seguidores, compartilhe posts que o intrigam e pode impressionar seus seguidores, comentar e debater, surpreender e inspirar, entrar em alguns bate-papos descontraídos e se divertir.